"O santuário do Futebol"

15 de jul. de 2015

Ganso - Grande mentira ou gênio prejudicado?

Paulo Henrique Ganso é um nome que divide muitas opiniões, um nome que a uns 4 anos atrás seria unanimidade com a 10 da seleção, é de uns tempos pra cá questionado por sua falta de garra e sonolência em campo, mas aonde foi que o jogador se perdeu nesse caminho?


Quando surgiu naquele time do Santos que ganhou tudo, era apontado como o 10 clássico o cara que pensava o jogo e era inteligente, inclusive sendo comparado ao saudoso Doutor Sócrates. Nesse período ao lado de Neymar ganhou Copa do Brasil, Paulistão e Libertadores, e era apontado por muitos (inclusive este que vos fala) como o melhor jogador do Brasil e o responsável por fazer o Neymar jogar (que eu falava que era supervalorizado).

Ai então veio a lesão do ligamento anterior cruzado do Joelho esquerdo em agosto de 2010, uma das piores lesões que um jogador pode ter. Inclusive ele já havia sofrido da mesma lesão do joelho direito em 2007, mas nessa havia um diferencial, seu psicológico.

Ganso sabia que era seu momento de brilhar na carreira, talento é uma coisa que não se perde mesmo com lesões e ele nunca foi um cara que usava seu físico para brilhar, após o fiasco da Copa de 2010 seria ele Neymar e mais nove, quando soube da lesão seu psicológico nunca mais foi o mesmo tanto que chegou a fazer algumas partidas bem ruins pela seleção e depois pelo Santos (aonde sofreu uma outra lesão) e foi negociado para jogar pelo São Paulo.


Na campanha de vice campeão do São Paulo os números de Ganso são muito bons aonde participou de quase todas as partidas do campeonato, e é um jogador que não se lesiona com frequência. Foi inclusive o líder de assistências do SPFC em 2014. Então aonde a lesão entre nessa questão toda?

É nítido a falta de movimentação do jogador em campo e a falta de vontade de jogar, o corpo dele não acompanha mais o raciocínio e por isso muitas das vezes que tenta uma jogada de efeito acaba não dando certo, aliando isso com toda a expectativa que se tinha em cima dele e o fato dele estar completando 26 anos em 2015, cada ano que se passa sendo mais inviável a transferência dele para a Europa (que era o grande sonho dele) faz com que seja questionado cada vez mais e isso afetou demais ele.

Acredito que o Ganso sofra do mesmo problema que o Dudu vem sofrendo no Palmeiras, criaram tanta expectativas em cima que por mais que ele tenha números bons em suas estatísticas o público quer sempre ver o jogador dando show. E nessa escassez de bons jogadores Brasileiros essa expectativa sempre cresce em cima do Ganso pelo que ele já mostrou.


Pra concluir tudo isso acredito que os próximos 2 anos serão cruciais na carreira dele, se ele conseguir manter a média de 2014 e demonstrar nem que seja um pouco de vontade de jogar futebol pode quem sabe até voltando pra seleção, talento como disse anteriormente é uma coisa que você nunca perde, mas adapta as condições do seu corpo.

E você leitor? O que acha? Deixe seu comentário e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário