"O santuário do Futebol"

11 de jan. de 2014

Caso Portuguesa/Fluminense

"Amar é dar razão a quem não tem"
Nelson Rodrigues foi uma das figuras mais icônicas do Fluminense, o Pernambucano que era apaixonado pelo clube hoje estaria sofrendo, sofrendo por todo esse imbróglio que está acontecendo com seu objeto de paixão. A frase de autoria do próprio (que escolhi como legenda) seria perfeita para se adequar a situação atual.

Ao início de toda essa repercussão, escrevi um pequeno texto no meu perfil do Facebook aonde digo que nada pode ser maior do que a decisão da mais alta autoridade desportiva, a bola. E ela decidiu em decisão unânime que quatro times teriam que pagar pelos seus erros no campeonato, Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense por suas campanhas pífias e o pouco futebol apresentado.

Após refletir um pouco sobre o assunto é notável que ambos os lados tem sua parcela razão, o Fluminense por exigir que a regra do campeonato seja cumprida e a Portuguesa ao afirmar que o estatuto do torcedor não estava sendo respeitado pela CBF. O STJD (que em minha opinião é o órgão mais inútil deste País), então decretou a remoção dos pontos, foi o suficiente para todos que não torcessem pelo Fluminense ficarem irados, uma onda de ódio estava instalada contra o Tricolor das Laranjeiras. Um clube que já tinha um histórico com a justiça desportiva novamente estava sendo ajudado pelo tapetão.


Me lembro de estar vendo notícias no globo esporte na demissão de Vanderlei "Pôfexo" Luxemburgo do Flu quando ele me dá a seguinte declaração: "Luxa garante que Flu não cai", após toda a confusão instaurada fico me perguntando se ele sabia de alguma coisa. Afinal, um clube não ter acesso a informação que seu jogador estaria suspenso e no mínimo estranho, qualquer campeonato de pelada amador tem em seu site uma lista de relação de jogadores suspensos.

Ai é aonde entra a Justiça Comum que deu o ganho de causa a Portuguesa e Flamengo. O Estatuto do torcedor diz claramente que a CBF e o STJD são responsáveis pela publicação de suas decisões oficiais, e o informativo das punições (BID das suspensões) de André Santos e Heverton foram feitas após o jogo "ilegal". Sendo assim os pontos foram devolvidos aos dois jogando o Fluminense de vez na série B, afinal segundo o próprio estatuto não pode existir um campeonato brasileiro com mais de 20 times. Claro que ainda cabe recurso, mas eu sinceramente duvido que a CBF recorra. Estamos em ano de Copa, as obras estão todas atrasadas e não se sabe agora quase em meados de Janeiro quem caiu ou não.

"Ih rapaz, não estou vendo o Fluminense"

A conclusão que se dá no caso eu acredito que todos que são apaixonados por futebol também chegaram, os bastidores deste esporte estão podres, sem um mínimo de organização e decência. Num país que o calendário esportivo é horrível, aonde é necessário que a justiça comum faça o valer da lei no mundo dos desportos e com a precariedade em que se encontram os sistemas disponíveis pela entidade máxima do Futebol, só se chega a uma indagação.

Imagina na copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário