"O santuário do Futebol"

13 de abr. de 2014

Ituano campeão! Por quê?

E o Ituano se sagrou campeão Paulista de 2014, mas o que este time do Presidente Juninho Paulista e do técnico Doriva teve que superou seus adversários com muito mais qualidade técnica? A resposta é a aplicação defensiva.



Comparando um pouco com o esporte mais popular nos Estados Unidos o futebol americano é muito mais comum este tipo de prática defensiva, quem acompanhou a final do Super Bowl esse ano viu o Seattle Seahawks (melhor defesa da liga) atropelar o Denver Broncos (melhor ataque da liga). Puxando uma estatística desde o primeiro Super Bowl em 6 edições anteriores que houve o confronto entre melhor defesa x melhor ataque, a defesa levou o caneco em CINCO vezes.

Mas como o assunto aqui é o futebol vamos comparar algumas campanhas notáveis de times extremamente defensivos, como por exemplo a Suiça.



O futebol Suiço começou a ter destaque na copa de 2006, quando se classificou em primeiro na fase de grupos (deixando nada menos que a França para trás) e caiu nas oitavas de final para a Ucrânia nos pênaltis, o grande detalhe é que a equipe foi eliminada da copa sem ter levado um gol sequer. E desde então o time evoluiu, e na copa de 2010 não se classificou por pouco (e depois da vitória histórica contra a Espanha por 1x0).

Atualmente a Suiça é a OITAVA colocada no ranking geral da FIFA (link aqui pra quem duvida), a frente de seleções como Itália, Inglaterra, Bélgica, Holanda e França isso jogando um futebol extremamente burocrático e aplicado defensivamente, como foi o caso desse Ituano.

O Ituano teve como seu pilar o zagueiro Anderson Salles artilheiro do time na competição. Além de passar muita segurança, suas cobranças de falta fizeram a diferença nas poucas oportunidades que o time criava a frente, o lema de times tão defensivos assim é ser extremamente eficiente quando as chances aparecem, inclusive outro exemplo mais recente de time que fiz sucesso jogando um futebol assim foi o Grêmio ano passado (2ª colocado), o que gerou muita revolta da torcida por ver aquele futebol "feio".

Como diria o folclórico Dadá Maravilha, "Não existe gol feio, feio é não fazer gol". A frase pode ser adaptada a este novo padrão tático que vem surgindo no futebol brasileiro, "Não existe futebol feio, feio é perder!". É tão notável a mudança de atitude do futebol brasileiro que hoje todo mundo consegue escalar 3 zagueiros certos para a copa do mundo (Thiago Silva, Dante e David Luiz), mas eu duvido que alguém consiga escalar os dois camisas "nove" que vão pra copa.





Não que isso seja ruim, a variação de estilos e táticas é o que da todo o charme ao futebol, mas que é muito mais agradável você assistir um jogo mais ofensivo isso é fato.

No mais parabéns ao Ituano, e principalmente ao Doriva e o Juninho Paulista que fizeram das tripas coração pra levar um time quase rebaixado por 2 ou 3 anos seguidos ao título Paulista de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário