"O santuário do Futebol"

17 de jun. de 2015

Análise tática - Brasil x Colômbia

Salve galera! Depois de quase um ano parado voltamos a ativa com tudo! E por hoje vamos falar sobre o jogo da segunda rodada da Copa América, Brasil x Colômbia.

O time do Brasil no primeiro tempo entrou em campo com uma formação sem um meia definido, alternando a função entre Neymar que atuou mais como um falso 9 o Roberto Firmino jogou enfiado no meio dos zagueiros. O meio armado por Dunga foi completamente atropelado pela intensidade dos meias colombianos e acabou criando apenas uma chance numa cabeçada do Neymar, que acabou nas mãos do Ospina. A dupla de volantes não subiu uma única vez pra ajudar no ataque visto também que não teve chance para tal, e sem um atacante de referência as jogadas pelas pontas foram nulas muito focado nas jogadas pelo meio sem um meio eficiente o Brasil foi engolido.

Por outro lado a Colômbia demonstrou um volume de jogo assustador e só não saiu com um placar mais elástico pelas finalizações ruins de seus jogadores. O destaque do jogo no primeiro tempo fica para Radamel Falcão que fez a função de pivô com maestria e antecipou a zaga brasileira em todas as jogadas, James se apresentou muito para o jogo e criou as principais chances ao lado do sempre liso Cuadrado.

(clique na imagem para ampliar)


No segundo tempo Dunga percebeu que o time não tinha ninguém pra armar o jogo e dar condições de dar o último passe e inteligentemente colocou aquele que considero além do Neymar o craque dessa seleção. Philippe Coutinho no lugar de Fred (que não tem a MÍNIMA condição de ser titular da seleção).

Apesar da alteração o começo do segundo tempo foi igual o primeiro, com a Colômbia perdendo algumas chances boas de ampliar o placar como o chute de Cuadrado que o Jefferson apenas acompanhou e foi apenas isso, a Colômbia fechou a casinha esperando a seleção vir pra cima e jogar no contra ataque, porém o Brasil continuou ineficiente e no mesmo marasmo, (inclusive com um gol perdido sem goleiro) até os 30 min de jogo quando mais duas alterações foram feitas, Tardelli no lugar de Elias e Douglas Costa no lugar de William e isso deu mais posse de bola ao time brasileiro mas sem nenhum perigo para o gol de Ospina.

(Clique na imagem para ampliar)

Mesmo com as alterações o jogo continuou muito ruim e sem nenhum volume de jogo do Brasil, e continuou assim até o fim do jogo aonde alguns jogadores brasileiros caíram na catimba colombiana e acabaram sendo expulsos após o apito final, inclusive o Neymar.

Não vou chover no molhado e falar que falta qualidade a seleção, e que em outros tempos teríamos muito mais opções de qualidade mas vou apontar o que considero o principal erro tanto do técnico Dunga como daquele imbecil que narra o jogo, FALTA CONHECIMENTO.

Com nossos jogadores mais talentosos indo para fora do país cada vez mais cedo, basta ter uma sequência boa em algum time lá fora que você é convocado, algumas vezes até com mérito claro como é o caso do próprio Firmino, mas o grande problema é que nem o técnico, nem o imbecil que narra o jogo sabem quais são as características do jogador e aonde o mesmo é mais eficiente em campo.

Roberto Firmino no Hoffenhein é o camisa 10, o cara que arma o jogo, que aparece na área e que aparece como opção nas pontas, na seleção ele foi cravado como centroavante, o camisa 9, o finalizador. E ele não é caso isolado, vide Oscar na Copa de 2014 que jogou como ponta, Talisca que é o nosso melhor volante de técnica é cravado como atacante também. Nossos melhores jogadores são sacrificados taticamente, nem mesmo o nosso maior craque joga na posição certa! Isso é inadmissível!

Atacante?
Agora, o imbecil que narra (que não quero citar o nome) não saber qual a função do jogador, a posição que ele joga é até compreensível (não perdoável, mas compreensível afinal querendo ou não ele é um formador de opinião), mas o próprio técnico? ai é demais. Enquanto os nossos técnicos continuarem se baseando numa mídia porca e na opinião de meia dúzia de "renomados" nosso futebol continuará assim por um bom tempo. Medíocre.

Isso sem contar a nossa organização máxima de futebol, que passa por um escândalo de corrupção pior que a Petrobrás, mas ai é assunto para outro post, até a próxima!

Ps* Devo dar os parabéns ao Juninho Pernambucano que no meio nesse mar de mijo é o único sensato na televisão esportiva brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário